TEORIA DA RELEVÂNCIA E COMPREENSÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Resumo
Pesquisas com temas relacionados à publicidade têm sido ampla-mente conduzidas no Brasil com o intuito de compreender e deduzir de que forma o objeto do discurso está subentendido pelo dizer, considerando que a comunicação genuína, em todas as suas formas, exige a participação ativa de quem a produz e de quem a recebe. Nesse sentido, a Teoria da Relevância, nos anos 80, abriu uma nova possibilidade para a análise da comunicação em que processos inferenciais são realizados naturalmente pelas pessoas e que, enquanto processos interpretativos, devem ser julgados como eficientes ou não. Embora seja uma teoria relativamente nova para os pesquisadores brasileiros e não haja, no contexto acadêmico, muitos estudos desenvolvidos a respeito, seu amplo potencial descritivo e explanatório pode ser demonstrado na análise de dois anúncios publicitários premiados pela mídia, na tentativa de desvendar os aspectos multifacetados da significação no processo comunicacional.Downloads
Publicado
29.05.2015
Como Citar
Barin, N. R. (2015). TEORIA DA RELEVÂNCIA E COMPREENSÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS. VIDYA, 19(35), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/501
Edição
Seção
Artigos