ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRÁTICA UTILIZANDO TDIC COMO FERRAMENTA ILUSTRATIVA E INTEGRADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4928

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia; Tecnologias Digitais; Engenharia Didática

Resumo

O ensino de Astronomia na Educação Básica é desafiador devido à sua abstração conceitual e dos fenômenos que a envolvem. Com isso, a integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no planejamento docente facilita o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Sequências Didáticas são valiosas para o planejamento das aulas de Ciências e a contemplação das habilidades e competências propostas. Este estudo visou elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD) utilizando uma TDIC, o aplicativo móvel Stars and Planets para o 9° ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia da Engenharia Didática, a sequência foi desenvolvida considerando conhecimentos prévios, aplicação, análise de dados e validação. Os resultados obtidos foram significativos, validando a eficácia da SD no ensino de Astronomia, evidenciada pela comparação entre análises prévias e posteriores.

Biografia do Autor

Bruno de Alencastro Louzada, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando em Educação em Ciências pelo PPGEC/Unipampa. 

Ketelin Monique Cavalheiro Kieling, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências. Professora de Ciências na rede municipal de Uruguaiana-RS.

Eliade Ferreira Lima, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Ciências. Professora do curso de Ciências da Natureza- Licenciatura/Unipampa. 

Publicado

10.12.2024

Como Citar

Louzada, B. de A., Kieling, K. M. C., & Lima, E. F. (2024). ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRÁTICA UTILIZANDO TDIC COMO FERRAMENTA ILUSTRATIVA E INTEGRADORA. VIDYA, 45(1), 17–34. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4928

Edição

Seção

Artigos