ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRÁTICA UTILIZANDO TDIC COMO FERRAMENTA ILUSTRATIVA E INTEGRADORA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4928Palavras-chave:
Ensino de Astronomia; Tecnologias Digitais; Engenharia DidáticaResumo
O ensino de Astronomia na Educação Básica é desafiador devido à sua abstração conceitual e dos fenômenos que a envolvem. Com isso, a integração de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no planejamento docente facilita o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, as Sequências Didáticas são valiosas para o planejamento das aulas de Ciências e a contemplação das habilidades e competências propostas. Este estudo visou elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD) utilizando uma TDIC, o aplicativo móvel Stars and Planets para o 9° ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia da Engenharia Didática, a sequência foi desenvolvida considerando conhecimentos prévios, aplicação, análise de dados e validação. Os resultados obtidos foram significativos, validando a eficácia da SD no ensino de Astronomia, evidenciada pela comparação entre análises prévias e posteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









