REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ESPACIAIS E SEU ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM O MOUSE ROBOT
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4925Palavras-chave:
Formação de Professores; Conhecimento Profissional Docente; Reflexão sobre a prática; Habilidades EspaciaisResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou conhecimentos profissionais relacionados ao ensino das Relações Espaciais explicitados em um processo formativo com futuros professores. Utilizando atividades práticas com o Mouse Robot, um dispositivo educacional para programação de trajetórias, como catalisador da reflexão, a pesquisa incorporou o Marco Teórico de Shulman, especialmente o conhecimento do conteúdo. Os resultados revelaram discussões nos grupos durante a tarefa, ressaltando a necessidade de compreender a lateralidade do objeto em movimento. A Discussão Coletiva destacou o valor das setas como recurso visual e validou as representações expostas. As percepções das participantes evidenciaram a ampliação do entendimento da lateralidade e sua aplicação prática. A vivência promoveu a reflexão sobre a importância de atividades práticas aos alunos. A análise dos episódios reconheceu a contribuição do recurso para a formação docente, sublinhando a importância do desenvolvimento das habilidades espaciais para ampliar conhecimentos pedagógicos e curriculares.