REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ESPACIAIS E SEU ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM O MOUSE ROBOT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4925

Palavras-chave:

Formação de Professores; Conhecimento Profissional Docente; Reflexão sobre a prática; Habilidades Espaciais

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou conhecimentos profissionais relacionados ao ensino das Relações Espaciais explicitados em um processo formativo com futuros professores. Utilizando atividades práticas com o Mouse Robot, um dispositivo educacional para programação de trajetórias, como catalisador da reflexão, a pesquisa incorporou o Marco Teórico de Shulman, especialmente o conhecimento do conteúdo. Os resultados revelaram discussões nos grupos durante a tarefa, ressaltando a necessidade de compreender a lateralidade do objeto em movimento. A Discussão Coletiva destacou o valor das setas como recurso visual e validou as representações expostas. As percepções das participantes evidenciaram a ampliação do entendimento da lateralidade e sua aplicação prática. A vivência promoveu a reflexão sobre a importância de atividades práticas aos alunos. A análise dos episódios reconheceu a contribuição do recurso para a formação docente, sublinhando a importância do desenvolvimento das habilidades espaciais para ampliar conhecimentos pedagógicos e curriculares.

Biografia do Autor

Regiane Silva de Almeida, Prefeitura Municipal de Praia Grande

Mestre em Educação Matemática. Prefeitura Municipal de São Vicente.

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Doutora em Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar.

Publicado

10.12.2024

Como Citar

de Almeida, R. S., & Silva, A. da F. G. (2024). REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ESPACIAIS E SEU ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM O MOUSE ROBOT. VIDYA, 45(1), 1–16. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.4925

Edição

Seção

Artigos