A ESCOLHA E O USO DE PROBLEMAS PARA SE ENSINAR MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4645Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Fundamental, Resolução de Problemas, ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como professores dos anos finais do Ensino Fundamental escolhem e utilizam problemas para ensinar Matemática. Os participantes da pesquisa foram quatro professores, ingressantes em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os instrumentos de produção de dados foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que, na prática, os professores ainda recorrem ao livro didático escolhido pela escola e aos materiais prontos que o governo disponibiliza. Sobre o momento em que os professores utilizam os problemas em suas aulas verificou-se que, mesmo os participantes que afirmaram usar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, usavam o problema para aplicação de conteúdo e não como ponto de partida para a construção de conhecimentos novos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









