A ESCOLHA E O USO DE PROBLEMAS PARA SE ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4645

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental, Resolução de Problemas, Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como professores dos anos finais do Ensino Fundamental escolhem e utilizam problemas para ensinar Matemática. Os participantes da pesquisa foram quatro professores, ingressantes em um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os instrumentos de produção de dados foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que, na prática, os professores ainda recorrem ao livro didático escolhido pela escola e aos materiais prontos que o governo disponibiliza. Sobre o momento em que os professores utilizam os problemas em suas aulas verificou-se que, mesmo os participantes que afirmaram usar a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, usavam o problema para aplicação de conteúdo e não como ponto de partida para a construção de conhecimentos novos.

Biografia do Autor

Tamara Cristina Santi Koga, UTFPR

Mestra em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em ensino de Matemática (PPGMAT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Andresa Maria Justulin, UTFPR

Docente do Departamento Acadêmico da Matemática (DAMAT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Doutora em Educação Matemática pela UNESP/ campus Rio Claro.

Downloads

Publicado

11.10.2023

Como Citar

Koga, T. C. S., & Justulin, A. M. (2023). A ESCOLHA E O USO DE PROBLEMAS PARA SE ENSINAR MATEMÁTICA. VIDYA, 43(1), 245–259. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4645

Edição

Seção

Artigos