DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR MOBILIZADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4631

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formação de professores, Narrativas

Resumo

Pesquisas sobre a prática de modelagem matemática nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço em investigações da literatura e, nesse estudo, nossa atenção se reporta à narrativa de uma professora, na qual consta reflexões advindas de uma primeira prática de modelagem realizada em uma turma de 3º ano de um curso de licenciatura em Matemática. Tendo a narrativa dessa professora como foco de análise, empreendemos um estudo de cunho qualitativo com o objetivo de evidenciar, na narrativa de uma professora, elementos associados à modelagem matemática que favorecem o desenvolvimento profissional do professor. Como resultado destacamos que as reflexões viabilizadas pelo contexto da prática com modelagem matemática favoreceram um revisitar de crenças sobre o ensino e sobre o ser professor. Ao mesmo tempo, provocou um repensar sobre seu processo de formação e trouxe à tona aspectos que, de algum modo, promoveram o desenvolvimento profissional dessa professora.

Biografia do Autor

Michele Regiane Dias Veronez, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (Campus de Apucarana)

Doutora pela Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educaçao Matemática. Professora da Universidade Estadual do Paraná.
Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Paulo Henrique Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (Campus de Apucarana)

Doutor pela Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educaçao Matemática.

 

Larissa Cristina Rotta Galdioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Mestranda no Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná.

Rosângela Maria Kowalek, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educaçao Matemática, da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Veronez, M. R. D., Rodrigues, P. H., Galdioli, L. C. R., & Kowalek, R. M. (2023). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR MOBILIZADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA EM FOCO. VIDYA, 43(2), 327–351. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4631