DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR MOBILIZADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4631Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Formação de professores, NarrativasResumo
Pesquisas sobre a prática de modelagem matemática nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço em investigações da literatura e, nesse estudo, nossa atenção se reporta à narrativa de uma professora, na qual consta reflexões advindas de uma primeira prática de modelagem realizada em uma turma de 3º ano de um curso de licenciatura em Matemática. Tendo a narrativa dessa professora como foco de análise, empreendemos um estudo de cunho qualitativo com o objetivo de evidenciar, na narrativa de uma professora, elementos associados à modelagem matemática que favorecem o desenvolvimento profissional do professor. Como resultado destacamos que as reflexões viabilizadas pelo contexto da prática com modelagem matemática favoreceram um revisitar de crenças sobre o ensino e sobre o ser professor. Ao mesmo tempo, provocou um repensar sobre seu processo de formação e trouxe à tona aspectos que, de algum modo, promoveram o desenvolvimento profissional dessa professora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









