INTERAÇÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS SOCIOCULTURAIS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA ETNOMATEMÁTICA EM UMA ABORDAGEM DE ETNOMODELAGEM
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4606Resumo
As inter-relações de saberes locais (êmicos) relacionadas com os diversos conhecimentos escolares/acadêmicos são importantes para possibilitar uma compreensão mais precisa sobre um determinado campo de estudo em relação às diversas formas de Matemática. Essas inter-relações são abordadas, principalmente, sempre que é necessário compreender os conceitos específicos adquiridos em conhecimentos escolares/acadêmicos amplamente fundamentados na Matemática, que podem ser apoiados pela Etnomodelagem. O principal objetivo deste artigo teórico é avançar no desenvolvimento de importantes bases teóricas para a Etnomodelagem, que considera as interações polissêmicas entre as perspectivas socioculturais de Modelagem Matemática e da Etnomatemática em uma abordagem de Etnomodelagem. Assim, quando os alunos são encorajados a examinar as atividades matemáticas em seus próprios contextos socioculturais, eles podem perceber que o procedimento e a prática matemática não são triviais, pois os veem conectados à sua vida diária. A principal contribuição deste artigo é conscientizar os alunos sobre a análise da conexão entre os ambientes de aprendizagem tradicionais e não tradicionais por meio da etnomodelagem.