A POTENCIALIDADE DA CORPOREIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS À POTENCIALIDADE

Autores

  • Geórgia Maria Ferro Benetti
  • Guacira de Azambuja
  • Márcia Gonzalez Feijó de Almeida
  • Marcos Araújo Vieira

Resumo

Os saberes racionais já não são suficientes para enfrentar a complexidade e a diversidade das situações de trabalho; assim buscam-se novas formas de exercício das profissões. Esta realidade atinge também a profissão docente, pedindo modificações relativas aos seus saberes e práticas. Entre essas modificações, pleiteia-se que a dimensão corpórea pode estar inserida nos saberes e nas praticas docentes sob o ponto de vista da complexidade do conhecimento humano. A partir da compreensão dos sentidos/significados da corporeidade em diferentes situações, estabelecem-se vínculos com a sociedade e com o mundo, possibilitando a descoberta de si mesmo e também a atuação na vida cotidiana, de forma criativa, critica e transformadora.

Biografia do Autor

Geórgia Maria Ferro Benetti

Guacira de Azambuja

Márcia Gonzalez Feijó de Almeida

Marcos Araújo Vieira

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Publicado

28.05.2015

Como Citar

Benetti, G. M. F., de Azambuja, G., de Almeida, M. G. F., & Vieira, M. A. (2015). A POTENCIALIDADE DA CORPOREIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS À POTENCIALIDADE. VIDYA, 21(38), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/460

Edição

Seção

Artigos