MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA CASA DE FARINHA À LUZ DA TEORIA ATOR-REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4588

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Teoria Ator-Rede, Prática Matemática, Casa de Farinha

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a realização de atividades de modelagem matemática a partir de práticas matemáticas e orientadas metodologicamente pela Teoria Ator-Rede. Os objetivos específicos são a adequação de princípios da Teoria Ator-Rede aos princípios da Modelagem Matemática para delinear a referida configuração, e descrever práticas matemáticas a partir da prática de produção de farinha em uma casa de farinha à luz da Teoria Ator-Rede como ensaio para a referida perspectiva. Para a adequação da Modelagem Matemática à Teoria Ator-Rede; realizamos uma pesquisa bibliográfica, envolvendo alguns dos autores mais significativos da Modelagem Matemática e da Teoria Ator-Rede. O processo para se chegar ao modelo matemático a partir de práticas matemáticas pode ser orientado pelas seguintes etapas: prática performada, descrição sociomaterial, elaboração de problema, figuração matemática, configuração de modelo e móvel imutável.

Biografia do Autor

Luiz Neto Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Prof. Dr da UFPA na área de Educação Matemática na linha de pesquisa em Modelagem Matemática

Elizabeth Gomes Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Profª. Drª da UFPA na área de Educação Matemática na linha de pesquisa em Modelagem Matemática

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Publicado

15.12.2023

Como Citar

Oliveira, L. N., & Souza, E. G. (2023). MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA CASA DE FARINHA À LUZ DA TEORIA ATOR-REDE. VIDYA, 43(2), 59–74. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4588