MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA CASA DE FARINHA À LUZ DA TEORIA ATOR-REDE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4588Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Teoria Ator-Rede, Prática Matemática, Casa de FarinhaResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a realização de atividades de modelagem matemática a partir de práticas matemáticas e orientadas metodologicamente pela Teoria Ator-Rede. Os objetivos específicos são a adequação de princípios da Teoria Ator-Rede aos princípios da Modelagem Matemática para delinear a referida configuração, e descrever práticas matemáticas a partir da prática de produção de farinha em uma casa de farinha à luz da Teoria Ator-Rede como ensaio para a referida perspectiva. Para a adequação da Modelagem Matemática à Teoria Ator-Rede; realizamos uma pesquisa bibliográfica, envolvendo alguns dos autores mais significativos da Modelagem Matemática e da Teoria Ator-Rede. O processo para se chegar ao modelo matemático a partir de práticas matemáticas pode ser orientado pelas seguintes etapas: prática performada, descrição sociomaterial, elaboração de problema, figuração matemática, configuração de modelo e móvel imutável.