ENSINO DE CÁLCULO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E SEUS PROCESSOS: O QUE SE MOSTRA DESSA RELAÇÃO NAS PESQUISAS DOS CNMEM`S
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4582Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Raciocínio Matemático, Modelagem Matemática, FenomenologiaResumo
Neste trabalho, assumimos uma postura fenomenológica, buscando compreender o fenômeno que abarca o ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) e o raciocínio matemático e seus processos, direcionados pela interrogação de pesquisa: o que se mostra nas pesquisas apresentadas nas edições VII, VIII, IX, X e XI da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática sobre as práticas de Modelagem Matemática, o ensino de CDI e o raciocínio matemático e seus processos? Analisamos os relatos de experiência e as comunicações científicas publicados nos anais das cinco últimas edições do evento. Identificamos um total de 24 pesquisas concernentes à nossa proposta. Do processo de redução fenomenológica, emergiram três categorias. Nossas compreensões revelam, dentre outros aspectos, que a maioria das propostas realizadas no interior da disciplina de CDI são pontuais; além disso, não há aporte teórico de pesquisadores que se dedicam a investigar sobre o raciocínio matemático citado nos trabalhos analisados quando realizam a análise da elaboração do conhecimento matemático dos estudantes.