ENSINO DE CÁLCULO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E SEUS PROCESSOS: O QUE SE MOSTRA DESSA RELAÇÃO NAS PESQUISAS DOS CNMEM`S

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4582

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Raciocínio Matemático, Modelagem Matemática, Fenomenologia

Resumo

Neste trabalho, assumimos uma postura fenomenológica, buscando compreender o fenômeno que abarca o ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) e o raciocínio matemático e seus processos, direcionados pela interrogação de pesquisa: o que se mostra nas pesquisas apresentadas nas edições VII, VIII, IX, X e XI da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática sobre as práticas de Modelagem Matemática, o ensino de CDI e o raciocínio matemático e seus processos? Analisamos os relatos de experiência e as comunicações científicas publicados nos anais das cinco últimas edições do evento. Identificamos um total de 24 pesquisas concernentes à nossa proposta. Do processo de redução fenomenológica, emergiram três categorias. Nossas compreensões revelam, dentre outros aspectos, que a maioria das propostas realizadas no interior da disciplina de CDI são pontuais; além disso, não há aporte teórico de pesquisadores que se dedicam a investigar sobre o raciocínio matemático citado nos trabalhos analisados quando realizam a análise da elaboração do conhecimento matemático dos estudantes.

Biografia do Autor

Adan Santos Martens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT - Doutorado da UTFPR campus de Ponta Grossa - PR.

Downloads

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Martens, A. S., & Trevisan, A. L. (2023). ENSINO DE CÁLCULO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E SEUS PROCESSOS: O QUE SE MOSTRA DESSA RELAÇÃO NAS PESQUISAS DOS CNMEM`S. VIDYA, 43(2), 39–57. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4582