ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM COM REALIDADE AUMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4553Resumo
Este artigo relata uma experiência, parte de uma dissertação concluída, que investigou a utilização da Realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos, visando responder como a visualização, potencializada pelo uso de Realidade Aumentada, possibilita o ensino e a aprendizagem dos sólidos geométricos. A dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo experimental. Os sujeitos da investigação foram alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Ofertou-se um curso na modalidade a distância sobre sólidos geométricos, utilizando Realidade Aumentada, o qual gerou dados para análise por meio de cinco instrumentos: formulário de inscrição; formulário de avaliação; tarefas e atividades; observação das aulas síncronas; e notas de campo do pesquisador. Os resultados mostraram que os estudantes perceberam a Realidade Aumentada como potencializadora do ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. Ainda, através da análise dos dados, também foi percebida a apropriação pelos alunos da Calculadora 3D, através da ação instrumentada, desenvolvendo o processo de mediação semiótica.