ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM COM REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4553

Resumo

Este artigo relata uma experiência, parte de uma dissertação concluída, que investigou a utilização da Realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos, visando responder como a visualização, potencializada pelo uso de Realidade Aumentada, possibilita o ensino e a aprendizagem dos sólidos geométricos. A dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo experimental. Os sujeitos da investigação foram alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Ofertou-se um curso na modalidade a distância sobre sólidos geométricos, utilizando Realidade Aumentada, o qual gerou dados para análise por meio de cinco instrumentos: formulário de inscrição; formulário de avaliação; tarefas e atividades; observação das aulas síncronas; e notas de campo do pesquisador. Os resultados mostraram que os estudantes perceberam a Realidade Aumentada como potencializadora do ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. Ainda, através da análise dos dados, também foi percebida a apropriação pelos alunos da Calculadora 3D, através da ação instrumentada, desenvolvendo o processo de mediação semiótica.

Biografia do Autor

Caue Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Matemática (Universidade Federal de Pelotas, 2021)
Especialista em Educação a Distância (Universidade Norte do Paraná, 2011)
Graduado em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Universidade Norte do Paraná, 2010)

Rozane Da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutora (Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Grande área: Ciências Humanas 2018)

Doutora em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2014)


Mestre em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2002)


Mestre em Computação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1982)


Especialista em Matemática (Universidade Federal de Pelotas, 2000)


Graduada em Licenciatura Em Matemática (Universidade Católica de Pelotas, 1999)


Graduada em Engenharia Industrial Química (Universidade Federal do Rio Grande, 1975)

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra, 2016)   Doutor em Educação Para a Ciência (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil, 2013)

Mestre em Educação ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 2007)

Especialista em Matemática para Professores do Ensino Fundamental. (Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil., 2004)

Graduado em Filosofia. (Universidade Federal de Pelotas 2022)

Graduado em Licenciatura em Matemática. (Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. 2001)

Downloads

Publicado

28.06.2023

Como Citar

Duarte, C., Alves, R. D. S., & Montoito, R. (2023). ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM COM REALIDADE AUMENTADA. VIDYA, 43(1), 147–161. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4553

Edição

Seção

Artigos