FRAGMENTOS DA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL PELA NARRATIVA ORAL: ENTREVISTA COM ARIOSTO JAEGER
Resumo
Há alguns anos, as narrativas orais têm oferecido uma contribuição significativa para a construção do conhecimento histórico da sociedade e das instituições. É a partir dessa premissa que esse artigo se propõe a abordar alguns elementos essenciais para a discussão acerca das narrativas orais enquanto objeto teórico e metodológico no âmbito da história da educação. Procura-se articular a dimensão teórico-metodológica com a dimensão prática a partir de uma entre-vista realizada com Ariosto Jaeger, membro da elite política do Rio Grande do Sul, que teve uma atuação destacada na política e na educação do estado nos anos 1950 e 1960, bem como sugerir que, no âmbito da história da educação do Rio Grande do Sul, as narrativas orais podem oferecer uma importante contribuição para a construção do conhecimento historio gráfico a partir de variadas possibilidades que podem alcançar, dentre outros, práticas pedagógicas, história de vida profissional de atores da educação, cotidiano escolar, discursos ou idéias pedagógicas, relação entre instituições educativas ou atores educativos com organismos governamentais, identidades, relação professor-aluno, constituição e implementação de políticas públicas e história de instituições educativas.Downloads
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