ECOLOGIA SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS PRAXEOLOGIAS USUAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR DE 2005 À 2021
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4542Palavras-chave:
Função quadrática, Quadro, Ostensivos e não ostensivos, Níveis de conhecimento, PraxeologiaResumo
Nesse extrato apresentamos uma ferramenta de análise das praxeologias desenvolvidas nos ensinos fundamental anos finais, médio e superior para a noção de função quadrática. Este estudo foi realizado por meio de uma grade de análise que permite compreender a ecologia das propostas institucionais e verificar a conformidade delas com os que conhecimentos prévios possíveis de serem mobilizados e/ou disponíveis no início do Ensino Superior. A grade contempla noções da didática francesa associadas à ecologia dos saberes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, que identifica as mudanças institucionais para períodos determinados quando da passagem entre etapas escolares. Os resultados mostram a existência de tarefas associadas à noção de função quadrática que, desde 2005, eram ampliadas e revisitadas nas três etapas aqui consideradas, mas a partir de 2018 esse estudo fica implicitamente deixado a cargo dos professores para o ensino fundamental anos finais. Concluímos que os professores do ensino médio e superior precisam ficar atentos para essa nova organização didática.