A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE IDÉIAS E CONCEPÇÕES DECORRENTES DESSE CAMPO DE PESQUISA

Elisete M. Tomazetti, Maria Antonia Ramos de Azevedo

Resumo


O artigo objetiva analisar a importância de um repensar criterioso dos cursos de formação de professores que, apesar de valorizarem o processo reflexivo na ação e prática dos formadores, apresentam, ainda, a idéia reducionista da aplicação de técnicas e receituários para problemas que possam surgir (tecnólogo do ensino); descaracteriza-se, dessa forma, a idéia do practicum reflexivo que se utiliza do processo reflexivo como instrumento teórico-prático, construindo, assim, seu fazer pedagógico, pautado na reflexão da sua praxis no contexto sócio-cultural em que está inserido. Os saberes docentes têm, em função disso, papel fundamental, pois podem vir a promover subsídios teórico-práticos para os professores que atuam nesses cursos, tanto no âmbito da formação inicial quanto da continuada.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v21i38.454

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