A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE IDÉIAS E CONCEPÇÕES DECORRENTES DESSE CAMPO DE PESQUISA

Authors

  • Elisete M. Tomazetti
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo

Abstract

O artigo objetiva analisar a importância de um repensar criterioso dos cursos de formação de professores que, apesar de valorizarem o processo reflexivo na ação e prática dos formadores, apresentam, ainda, a idéia reducionista da aplicação de técnicas e receituários para problemas que possam surgir (tecnólogo do ensino); descaracteriza-se, dessa forma, a idéia do practicum reflexivo que se utiliza do processo reflexivo como instrumento teórico-prático, construindo, assim, seu fazer pedagógico, pautado na reflexão da sua praxis no contexto sócio-cultural em que está inserido. Os saberes docentes têm, em função disso, papel fundamental, pois podem vir a promover subsídios teórico-práticos para os professores que atuam nesses cursos, tanto no âmbito da formação inicial quanto da continuada.

Author Biographies

Elisete M. Tomazetti

Maria Antonia Ramos de Azevedo

Published

2015-05-28

How to Cite

Tomazetti, E. M., & Azevedo, M. A. R. de. (2015). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE IDÉIAS E CONCEPÇÕES DECORRENTES DESSE CAMPO DE PESQUISA. VIDYA, 21(38), 14. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/454

Issue

Section

Artigos