CLASSIFICAÇÕES, ESQUEMAS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS: IMBRICAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO EM UM PROBLEMA MISTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4468

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, Expressões Numéricas, Problemas Mistos, Diagramas

Resumo

As expressões numéricas são uma das representações possíveis para problemas mistos, que podem ser resolvidos utilizando uma série de sistemas de significantes e processos. A diversidade de processos de pensamento ao solucionar problemas matemáticos deve ser levada em conta pelos professores. Pensando nisso, este texto busca analisar os processos organizados por estudantes do Ensino Fundamental ao resolver uma situação de problema misto, com enfoque nas expressões numéricas. Organizamos segundo os diagramas da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud os caminhos que levaram os estudantes a propor as soluções apresentadas. O público consistiu em 25 estudantes do sexto e oitavo anos de escolas públicas do Rio Grande do Sul, entrevistados por meio do Método Clínico, cuja análise nos permitiu organizar os processos em nove casos sem ordenação hierárquica, descritos segundo a ordem das operações e a mobilização de classes dos campos conceituais aditivo e multiplicativo.

Biografia do Autor

Rita de Cassia de Souza Soares Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Rita de Cássia de Souza Soares Ramos é licenciada em Matemática (UNISINOS), mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) e doutora em Ensino de Ciências (FURG). Professora do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas -  UFPEL. rita.ramos@ufpel.edu.br

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

João Alberto da Silva é pedagogo e psicólogo. Tem Pós-Doutorado em Educação Matemática (UFPE) e Doutorado em Educação (UFRGS). Professor na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. joaosilva@furg.br

Downloads

Publicado

25.09.2023

Como Citar

Ramos, R. de C. de S. S., & Silva, J. A. da. (2023). CLASSIFICAÇÕES, ESQUEMAS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS: IMBRICAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO EM UM PROBLEMA MISTO. VIDYA, 43(1), 221–244. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4468

Edição

Seção

Artigos