CLASSIFICAÇÕES, ESQUEMAS E EXPRESSÕES NUMÉRICAS: IMBRICAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO EM UM PROBLEMA MISTO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4468Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, Expressões Numéricas, Problemas Mistos, DiagramasResumo
As expressões numéricas são uma das representações possíveis para problemas mistos, que podem ser resolvidos utilizando uma série de sistemas de significantes e processos. A diversidade de processos de pensamento ao solucionar problemas matemáticos deve ser levada em conta pelos professores. Pensando nisso, este texto busca analisar os processos organizados por estudantes do Ensino Fundamental ao resolver uma situação de problema misto, com enfoque nas expressões numéricas. Organizamos segundo os diagramas da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud os caminhos que levaram os estudantes a propor as soluções apresentadas. O público consistiu em 25 estudantes do sexto e oitavo anos de escolas públicas do Rio Grande do Sul, entrevistados por meio do Método Clínico, cuja análise nos permitiu organizar os processos em nove casos sem ordenação hierárquica, descritos segundo a ordem das operações e a mobilização de classes dos campos conceituais aditivo e multiplicativo.
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