UNIDADES DE MEDIDAS NUMA ARITMÉTICA EDITADA EM 1900 PELAS IRMÃS FRANCISCANAS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS PARA O PÚBLICO FEMININO

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Silvio Luiz Martins Britto Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4450

Resumo

O artigo objetiva apresentar unidades de medidas encontradas em um livro de Aritmética produzido pelas Irmãs Franciscanas do Colégio São José, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no ano de 1900, para o público feminino. Este estudo qualitativo e documental, ampara-se na história cultural para análise de um livro que corresponde à terceira parte de uma coleção de três aritméticas e de exercícios desse livro, resolvidos em um caderno de 1905, pertencente a uma aluna do Colégio. As unidades de medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade e peso são apresentadas no livro por meio de definições; regras de leitura, escrita e conversão de unidades; exercícios e problemas que estão associados ao dia a dia das alunas. Observa-se uma cultura escolar que visava despertar nas alunas o desejo de alcançar conhecimentos de unidades de medidas e sua aplicabilidade, para que elas propagassem a tradição da Ordem das Irmãs Franciscanas.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

16.06.2023

Como Citar

Kuhn, M. C., & Britto, S. L. M. (2023). UNIDADES DE MEDIDAS NUMA ARITMÉTICA EDITADA EM 1900 PELAS IRMÃS FRANCISCANAS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS PARA O PÚBLICO FEMININO. VIDYA, 43(1), 127–145. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4450

Edição

Seção

Artigos