A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4322

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as potencialidades da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para o desenvolvimento do Letramento Estatístico nos estudantes do Ensino Médio. A investigação conduzida possui natureza qualitativa e interpretativa, considerando-se diversas formas de coleta de dados em uma experiência de ensino com 51 estudantes entre 16 e 18 anos de idade oriundos de duas turmas de terceira série do Ensino Médio, divididos em doze grupos de três a cinco integrantes. O pressuposto teórico metodológico que fundamenta o estudo foi apoiado nas cinco etapas propostas por Burak para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, assim como nas categorias de Letramento Estatístico concebidas por Gal. Os resultados da análise indicam que a metodologia é promissora para o ensino de Estatística, pois favorece um ambiente motivador e desafiador, ao mesmo tempo em que propicia as condições necessárias para o desenvolvimento do Letramento Estatístico do estudante.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Loli, Unicentro

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Márcio André Martins, Unicentro

Departamento de Matemática. Área: ensino de Matemática. Pós-doutorando em Educação.

Dionísio Burak, Unicentro

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Pós-doutorado em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Loli, A. C., Martins, M. A., & Burak, D. (2023). A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO. VIDYA, 43(1), 99–112. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4322

Edição

Seção

Artigos