A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4322Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as potencialidades da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para o desenvolvimento do Letramento Estatístico nos estudantes do Ensino Médio. A investigação conduzida possui natureza qualitativa e interpretativa, considerando-se diversas formas de coleta de dados em uma experiência de ensino com 51 estudantes entre 16 e 18 anos de idade oriundos de duas turmas de terceira série do Ensino Médio, divididos em doze grupos de três a cinco integrantes. O pressuposto teórico metodológico que fundamenta o estudo foi apoiado nas cinco etapas propostas por Burak para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, assim como nas categorias de Letramento Estatístico concebidas por Gal. Os resultados da análise indicam que a metodologia é promissora para o ensino de Estatística, pois favorece um ambiente motivador e desafiador, ao mesmo tempo em que propicia as condições necessárias para o desenvolvimento do Letramento Estatístico do estudante.
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