A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO

Adriana Cristina Loli, Márcio André Martins, Dionísio Burak

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo investigar as potencialidades da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para o desenvolvimento do Letramento Estatístico nos estudantes do Ensino Médio. A investigação conduzida possui natureza qualitativa e interpretativa, considerando-se diversas formas de coleta de dados em uma experiência de ensino com 51 estudantes entre 16 e 18 anos de idade oriundos de duas turmas de terceira série do Ensino Médio, divididos em doze grupos de três a cinco integrantes. O pressuposto teórico metodológico que fundamenta o estudo foi apoiado nas cinco etapas propostas por Burak para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, assim como nas categorias de Letramento Estatístico concebidas por Gal. Os resultados da análise indicam que a metodologia é promissora para o ensino de Estatística, pois favorece um ambiente motivador e desafiador, ao mesmo tempo em que propicia as condições necessárias para o desenvolvimento do Letramento Estatístico do estudante.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4322

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