COMPREENSÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4303

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um projeto de escrita nas aulas de Matemática, envolvendo estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio. Eles foram convidados a escrever histórias com enredos lúdicos cujos personagens principais eram os Poliedros de Platão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de procedimento do tipo intervenção que busca valorizar o processo investigativo e contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo por objetivo aprofundar conceitos, preencher lacunas e motivar os estudantes. Verificamos que escrever nas aulas de Matemática oportuniza a reflexão sobre os conceitos estudados e a verificação de dúvidas em relação ao conhecimento explorado. Além disso, a socialização e reescrita possibilitam a análise dos saberes equivocados e o aprofundamento teórico. Como produto temos as histórias escritas pelos estudantes, que foram apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os momentos vivenciados no projeto, transcenderam o aprendizado matemático, desenvolvendo também motivação para estudar Matemática.

Biografia do Autor

Patrícia de Souza Fiamoncini, FURBU (Universidade Regional de Blumenau)

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECIM-FURB de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Pós-graduada em Inovação no Ensino de Matemática pela Unicesumar – Campus Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil e Licenciada em Matemática – Licenciatura plena pelo IFC – Campus Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil. Atualmente sou professora de Matemática da Rede estadual de Ensino de Santa Catarina, efetiva na Escola de Educação Básica Francisco Altamir Wagner de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.

Viviane Clotilde da Silva, FURB (Universidade Regional de Blumenau)

Doutora em Educação para Ciência pela UNESP, campus Bauru, São Paulo, Brasil. Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus Rio Claro, São Paulo, Brasil e licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Atualmente sou professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Fiamoncini, P. de S., & da Silva, V. C. (2022). COMPREENSÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. VIDYA, 43(1), 1–19. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4303

Edição

Seção

Artigos