DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4263

Resumo

Este estudo buscou investigar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos professores de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre o conteúdo de cadeia alimentar. Foi levado em consideração para escolha do conteúdo, àquele que abordasse as relações ecológicas ligadas à sobrevivência dentro dos ecossistemas. Este trabalho possui um cunho qualitativo, com a participação de cinco professores que atuam no quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Inhuma-PI. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, e para sua análise, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. A partir desse estudo, observamos a necessidade de cursos de formação continuada de professores de ensino das ciências e, em especial, para o ensino do conteúdo de cadeia alimentar. Por fim, acreditamos que recursos estruturais também seriam necessários para o adequado desenvolvimento das atividades pedagógicas dos professores em sala de aula.

Biografia do Autor

Janaina Barbosa Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Especialista em Educação infantil e Educação Especial com habilitação em Libras pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI) e Especialista em Língua Brasileira de Sinais Libras pelo Instituto Superior de educação programus (ISEPRO). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2016) e Licenciatura Plena em Pedagogia (FAIBRA - 2012). Tutora a distância do Curso de Lic. Plena em Computação - CEAD/UAB/UFPI. Possui experiência na área de Genética Animal com ênfase em estudos com camundongos. Integrante do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas de Ciências e Biologia - FORBIO-UFRPE. Atualmente trabalha com temas relacionados à Formação de Professores e Práticas Pedagógicas para o Ensino de Ciências e Biologia.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, meio ambiente, ensino de biologia, ensino de ciências e formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Silva, J. B., & Araújo, M. L. F. (2023). DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR. VIDYA, 43(1), 59–76. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4263

Edição

Seção

Artigos