CAMINHÃO COM CIÊNCIA: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ARTICULANDO A FORMAÇÃO INICIAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4246

Resumo

O Caminhão com Ciência é uma ação de divulgação científica itinerante que realiza exposições em escolas da Educação Básica. O objetivo desse artigo é apresentar reflexões sobre o desenvolvimento de atividades investigativas de geometria por licenciandos em Matemática, no âmbito das ações do Caminhão com Ciência. Participaram desse estudo seis estudantes, em duas etapas, sendo a primeira destinada para a caracterização dos eixos teóricos a serem trabalhados e a elaboração de atividades, que ocorreram em sete encontros. A segunda etapa foi destinada à experimentação de tais atividades em três diferentes exposições do Caminhão com Ciência. Como resultados foram desenvolvidas quatro atividades investigativas: os quadriláteros; construindo ângulos; deduzindo a área do círculo; e, construindo polígonos inscritos em uma circunferência. Destaca-se que tais atividades podem ser mais uma proposta teórico-metodológica para ser utilizada em exposições de divulgação científica itinerante, podendo contribuir na formação de licenciandos em Matemática.

Biografia do Autor

Anderson Georgino, Centro Educacional Ubaitabense

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (2020). Atualmente é Servidor público do estado da Bahia atuando como professor de Matemática no Centro Educacional Ubaitabense, na cidade de Ubaitaba - BA.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1992) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2002). Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, com sede na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: educação matemática inclusiva, educação matemática de surdos, ensino e aprendizagem de matemática, análise cognitiva e difusão do conhecimento.

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Georgino, A., Gomes, L. P. S., & Peixoto, J. L. B. (2022). CAMINHÃO COM CIÊNCIA: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ARTICULANDO A FORMAÇÃO INICIAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MATEMÁTICA. VIDYA, 42(2), 181–198. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4246

Edição

Seção

Artigos