FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4237Resumo
Neste artigo apresentamos duas tarefas investigativas de alta demanda cognitiva, desenvolvidas em conjunto com pesquisadores de duas Universidades que atuam com formação de professores de Matemática, uma na Universidade Arturo Prat, na cidade de Iquique, Chile, e a outra na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Esta pesquisa é um recorte do Pós-doutorado do primeiro autor com o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), onde atuam pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA. A vivência pedagógica realizada com os estudantes de Licenciatura em Matemática permitiu concluir que as atividades investigativas integradas com tecnologias podem trazer uma contribuição significativa para os futuros professores de Matemática desenvolverem e/ou qualificarem a competência de Observar com Sentido a prática docente.