FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4237

Resumo

Neste artigo apresentamos duas tarefas investigativas de alta demanda cognitiva, desenvolvidas em conjunto com pesquisadores de duas Universidades que atuam com formação de professores de Matemática, uma na Universidade Arturo Prat, na cidade de Iquique, Chile, e a outra na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Esta pesquisa é um recorte do Pós-doutorado do primeiro autor com o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), onde atuam pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA. A vivência pedagógica realizada com os estudantes de Licenciatura em Matemática permitiu concluir que as atividades investigativas integradas com tecnologias podem trazer uma contribuição significativa para os futuros professores de Matemática desenvolverem e/ou qualificarem a competência de Observar com Sentido a prática docente.

Biografia do Autor

Oscar Guerrero Contreras, Universidad Arturo Prat, Iquique

Doutor em Educación pela Universidade de Los Andes, Venezuela. 

 

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca, Espanha, Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha.

Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA.

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Contreras, O. G., Groenwald, C. L. O., & Homa, A. I. R. (2022). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. VIDYA, 42(2), 147–164. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4237

Edição

Seção

Artigos