A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REALIDADES BRASILEIRAS OU LATINOAMERICANAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4228

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que visou analisar as contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática. O referencial bibliográfico contemplou diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A metodologia qualitativa contemplou uma pesquisa-formação com 40 professores de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. A partir da realização e avaliação de 4 Encontros de Formação Continuada abordando diversas ferramentas da plataforma, as conclusões apontam contribuições para o desenvolvimento profissional e prática docente dos professores e a existência de desafios na realidade brasileira e, possivelmente, na América Latina, especialmente a necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas escolas, contribuindo para a inclusão digital e a formação de cidadãos capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.

Biografia do Autor

Sérgio Renato Pereira, Faculdade Pitágoras de Ipatinga e Prefeitura Municipal de Ipatinga

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Pereira de Freitas. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade FINOM. Possui Mestrado em Educação Matemática pela UFOP. É Professor de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga e da Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

Frederico da Silva Reis, Universidade Federal de Ouro Preto

PROFESSOR TITULAR, CHEFE e DECANO do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP, atuando principalmente na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior. Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1989), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1994) na área de Análise Funcional e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) na área de Educação Matemática. Realizou Pós-Doutorado na University of Washington - UW em Seattle, WA, USA (2020), sob a supervisão do Boeing Professor Kenneth Zeichner, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática. Realizou ainda Intercâmbio de Pesquisa na California State University Sacramento - CSUS em Sacramento, CA, USA (2009), em colaboração com o Professor Emeritus Daniel Orey, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre Modelagem Matemática na Formação de Professores de Matemática. É professor efetivo da UFOP desde 1992, inicialmente lotado no Departamento de Matemática (até 2016) e, mais recentemente, no Departamento de Educação Matemática (desde 2017), tendo exercido os cargos de Chefe do Departamento de Matemática, Coordenador do Curso de Matemática (Presencial), Coordenador do Curso de Especialização em Matemática, Chefe do Departamento de Educação Matemática, Vice-Coordenador do Curso de Matemática (a Distância) e Coordenador do Curso de Especialização em Educação Matemática.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou como Coordenador de Curso de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio), Assessor de área de conhecimento (Matemática), professor de Matemática em escolas da Educação Básica, como Diretor Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SP) no triênio 2014-2017, como Primeiro Secretário da SBEM-SP no triênio 2017-2020 e como Editor Chefe da Revista de Educação Matemática (eISSN: 2526-9062). É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT), Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica e como Editor Chefe da Revemop (eISSN: 2596-0245). Lidera o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática (NEPEFEM).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Pereira, S. R., Reis, F. da S., & Tinti, D. da S. (2022). A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REALIDADES BRASILEIRAS OU LATINOAMERICANAS?. VIDYA, 42(2), 81–100. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4228

Edição

Seção

Artigos