A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REALIDADES BRASILEIRAS OU LATINOAMERICANAS?
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4228Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa que visou analisar as contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática. O referencial bibliográfico contemplou diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação Matemática. A metodologia qualitativa contemplou uma pesquisa-formação com 40 professores de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. A partir da realização e avaliação de 4 Encontros de Formação Continuada abordando diversas ferramentas da plataforma, as conclusões apontam contribuições para o desenvolvimento profissional e prática docente dos professores e a existência de desafios na realidade brasileira e, possivelmente, na América Latina, especialmente a necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas escolas, contribuindo para a inclusão digital e a formação de cidadãos capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.