EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4154

Resumo

A Educação Financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular, majoritariamente, associada à área de Matemática. Consequentemente, faz-se necessário discutir sobre essa temática na formação do futuro professor de Matemática, ou seja, nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, objetivamos apresentar e discutir relações e encaminhamentos para abordar a Educação Financeira atrelada à Matemática Financeira nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Como pressupostos teóricos adotamos a Educação Matemática Crítica. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizados questionários com licenciandos em Matemática e entrevistas com professores atuantes em Cursos de Licenciatura em Matemática. Os procedimentos analíticos que geraram duas categorias, conduzidos pela Análise de Conteúdo, nos possibilitam inferir que, ao abordar a Educação Financeira no Ensino Superior, devem ser feitas relações com conteúdos matemáticos, mas que essas não são suficientes. Desta forma, são necessárias ações voltadas ao contexto dos licenciandos e à formação de um posicionamento crítico.

Biografia do Autor

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro/SP. É mestre em Educação Matemática (2021) pelo mesmo programa e licenciado em Matemática (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS.

Marcus Vinicius Maltempi, Docente do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computacional da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Berres Hartmann, A. L., & Maltempi, M. V. (2022). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA. VIDYA, 42(1), 149–166. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4154

Edição

Seção

Artigos