NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A MATEMÁTICA NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4149

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar narrativas autobiográficas sobre a matemática na trajetória formativa e profissional de uma professora da educação infantil da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. A produção de
narrativas autobiográficas de processos formativos experienciados pela partícipe da pesquisa representa as memórias de sua infância, os registros escritos, as anotações e os diários reflexivos de práticas de ensino em matemática que contribuíram para a construção de sua identidade docente e para atuação em sala de aula da educação infantil. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, as narrativas autobiográficas foram utilizadas como instrumento metodológico que propiciou compreender as histórias de experiências matemáticas no percurso das práticas formativas na educação básica e superior de uma professora da educação infantil. Os saberes matemáticos experienciais foram ressignificados nos encontros formativos que proporcionaram à professora entender os conteúdos de matemática para ensinar às crianças de forma dinâmica, motivadora, indagadora e instigante.

Biografia do Autor

Alessandra Imaculada de Almeida Neves

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais. E-mail: aleineves1978@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6682-0576

 

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Departamento de Educação da UFJF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/FACEd/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd/FACEd/UFJF). E-mail: rafareis2001@yahoo.com.br. Orcid:

https://orcid.org/0000-0002-3517-0339

Sandra Alves de Oliveira, Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII/Guanambi. Professora no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII/Guanambi. Professora no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. E-mail: saoliveira@uneb.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7804-7197

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Neves, A. I. de A., de Oliveira, R. R. A., & de Oliveira, S. A. (2022). NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A MATEMÁTICA NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. VIDYA, 42(1), 185–200. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4149

Edição

Seção

Artigos