NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A MATEMÁTICA NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4149Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar narrativas autobiográficas sobre a matemática na trajetória formativa e profissional de uma professora da educação infantil da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. A produção de
narrativas autobiográficas de processos formativos experienciados pela partícipe da pesquisa representa as memórias de sua infância, os registros escritos, as anotações e os diários reflexivos de práticas de ensino em matemática que contribuíram para a construção de sua identidade docente e para atuação em sala de aula da educação infantil. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, as narrativas autobiográficas foram utilizadas como instrumento metodológico que propiciou compreender as histórias de experiências matemáticas no percurso das práticas formativas na educação básica e superior de uma professora da educação infantil. Os saberes matemáticos experienciais foram ressignificados nos encontros formativos que proporcionaram à professora entender os conteúdos de matemática para ensinar às crianças de forma dinâmica, motivadora, indagadora e instigante.