O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA: O FAZER DOCENTE DA UNIVERSIDADE A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

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DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4137

Resumo

O estudo teve por finalidade compreender as contribuições e limitações da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Física, em contexto de pandemia, na formação inicial de licenciandos em Física. Para isso, adotamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para investigar as concepções de estagiários que vivenciaram a disciplina de Estágio, no ano de 2020, em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Com a análise das informações coletadas dos estudantes, mediante o questionário e os relatórios de estágio, encontramos um Discurso do Sujeito Coletivo “Reflexões e Reinvenções no Estágio Supervisionado em Física: o fazer docente da Universidade a Escola em tempos de pandemia”. Argumentamos que a pandemia da COVID-19 exigiu uma reinvenção do trabalho didático-pedagógico desenvolvido por professores de instituições de Educação Básica e Superior, trazendo à tona a relevância do processo de articulação de saberes trabalhados durante o percurso formativo, no curso de graduação.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências.

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Fernanda Sauzem Wesendonk, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Física. Doutora em Educação para a Ciência.

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

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Publicado

01.06.2022

Como Citar

Araujo, R. R. de, & Wesendonk, F. S. (2022). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA: O FAZER DOCENTE DA UNIVERSIDADE A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA. VIDYA, 42(1), 135–148. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4137

Edição

Seção

Artigos