O USO DE VÍDEOS INTERATIVOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4054

Resumo

A Trigonometria está presente em várias áreas do conhecimento, porém envolve abstrações nas quais estudantes e professores apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Partindo da premissa que as ferramentas tecnológicas podem auxiliar nesse processo, primeiramente é importante que os professores conheçam propostas de ensino e ferramentas tecnológicas que auxiliem no ensino e aprendizagem e sejam focadas na participação ativa dos estudantes. Este artigo investiga a viabilidade do uso de vídeos interativos como ferramenta tecnológica, propiciando aos professores a oportunidade de aprender a utilizá-los no processo ensino-aprendizagem. É descrito um curso de formação continuada de professores online que permite ao participante interagir e avaliar um conjunto de vídeos interativos voltados para o ensino de Trigonometria no Ensino Médio. Os resultados indicam que o uso de vídeos interativos pode ser uma alternativa viável para auxiliar os professores no ensino de trigonometria, favorecendo o engajamento e atenção dos estudantes.

Biografia do Autor

Priscila de Paiva Martins Veiga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2010). Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2021). Juiz de Fora, MG, Brasil.

Eduardo Barrére, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCar (1996). Mestrado em Ciência da Computação pela UFSCar (1998). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2007). Professor dos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF em Educação Matemática (Profissionalizante) e Ciência da Computação (Acadêmico). Juiz de Fora, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Como Citar

Veiga, P. de P. M., & Barrére, E. (2022). O USO DE VÍDEOS INTERATIVOS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. VIDYA, 42(1), 115–133. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4054

Edição

Seção

Artigos