O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: TENDÊNCIAS E MODELOS

Lauren Linck Nilson, Noemi Boer, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


Neste estudo, o ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é abordado na perspectiva da formação continuada de professores. Busca-se também examinar as tendências do ensino de Ciências para esta etapa da Educação Básica, presentes em teses defendidas no período 2013-2019; identificar os instrumentos de pesquisa utilizados pelos autores das teses selecionadas e analisar o modelo de formação continuada de professores. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória a partir do Catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cujo critério pré-estabelecido foi o ensino de Ciências na formação continuada de professores dos anos iniciais. Constatou-se que os autores utilizaram o modelo de formação continuada crítico-reflexivo, com base em cinco tendências para o ensino de Ciências: alfabetização científica, meio ambiente, evoluções científicas e tecnológicas, corpo humano e saúde e experimentação.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3892

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