O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: TENDÊNCIAS E MODELOS

Autores

  • Lauren Linck Nilson Universidade de Passo Fundo - UPF, campus Passo Fundo https://orcid.org/0000-0001-5927-5269
  • Noemi Boer Professora adjunta II da Universidade Franciscana (UFN). Atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, MEHL e no do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP/UFN. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico, URI Santo Ângelo. https://orcid.org/0000-0002-3745-2196
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Professora do Curso de Física-L Universidade de Passo Fundo. http://orcid.org/0000-0001-9933-8834

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3892

Resumo

Neste estudo, o ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é abordado na perspectiva da formação continuada de professores. Busca-se também examinar as tendências do ensino de Ciências para esta etapa da Educação Básica, presentes em teses defendidas no período 2013-2019; identificar os instrumentos de pesquisa utilizados pelos autores das teses selecionadas e analisar o modelo de formação continuada de professores. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória a partir do Catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) cujo critério pré-estabelecido foi o ensino de Ciências na formação continuada de professores dos anos iniciais. Constatou-se que os autores utilizaram o modelo de formação continuada crítico-reflexivo, com base em cinco tendências para o ensino de Ciências: alfabetização científica, meio ambiente, evoluções científicas e tecnológicas, corpo humano e saúde e experimentação.

Biografia do Autor

Lauren Linck Nilson, Universidade de Passo Fundo - UPF, campus Passo Fundo

Graduada em Ciências Biológicas, com Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolvendo pesquisa na área de formação de professores nos anos iniciais.

Noemi Boer, Professora adjunta II da Universidade Franciscana (UFN). Atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, MEHL e no do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP/UFN. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico, URI Santo Ângelo.

Graduada em Ciências, habilitação em Biologia, Graduada em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar, Mestre em Educação Brasileira pela UFSM, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Atualmente é professora adjunta II da Universidade Franciscana (UFN). Atua no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, MEHL e no do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CEP/UFN. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico, URI Santo Ângelo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Professora do Curso de Física-L Universidade de Passo Fundo.

Licenciatura em Matemática e Física; Especialização em Educação Matemática; Especialização em Ensino de Física; Mestrado em Educação; Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala de Henares - España; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos - España. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 (Titular III). Coordenadora da Área e do Curso de Física por diferentes mandatos, Coordenadora da UPF Editora (2013-2014), membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é docente permanente e Coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica (GruPECT) e investiga as seguintes temáticas associadas aos processos educativos (ensino e aprendizagem): Metacognição, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Ensino por Indagação. Coordena convênios internacionais e integra a Red Internacional de Investigación em Ensenãnza de las Ciencias. Revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Nilson, L. L., Boer, N., & Rosa, C. T. W. da. (2021). O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: TENDÊNCIAS E MODELOS. VIDYA, 41(2), 169–182. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3892

Edição

Seção

Artigos