O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E DE ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3880

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de pesquisa que teve como sujeitos os acadêmicos do curso de Doutorado em Ensino de Ciências da UFMS. Analisamos a concepção que os acadêmicos têm sobre interdisciplinaridade e qual a percepção que têm sobre a viabilidade de desenvolver atividades interdisciplinares na escola. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário, após categorizadas como asserções de conhecimento ou asserções de valor, foram analisadas em busca do conceito de interdisciplinaridade presente e do viés, positivo, negativo ou neutro, em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola. O método utilizado foi o da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar de Fourez. Os resultados obtidos mostram que a concepção apresentada pelos sujeitos em relação ao conceito de interdisciplinaridade é próxima da definição de multidisciplinaridade. Quanto ao viés, a maioria dos sujeitos apresentou um viés positivo em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola.

Biografia do Autor

Ana Paula Dameão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Ensino de Ciências no Institutto de Física (INFI)

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Diretora do Instituto de Matemática - INMA, docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de  Pós-Graduação em Educação Matemática.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Área: Educação Matemática

Paulo Ricardo da Silva Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor Aposentado da UFMS

Pesquisador Sênior no Programa  de Pós-Graduação em Ensino de Ciências no Instituto de Física (INFI)

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do curso de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Física (INFI)

Área Ensino de Física

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Dameão, A. P., Pereira, P. S., Rosa, P. R. da S., & Errobidart, N. C. G. (2021). O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E DE ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. VIDYA, 41(1), 279–299. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3880