O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E DE ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Ana Paula Dameão, Patrícia Sandalo Pereira, Paulo Ricardo da Silva Rosa, Nádia Cristina Guimarães Errobidart

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados de pesquisa que teve como sujeitos os acadêmicos do curso de Doutorado em Ensino de Ciências da UFMS. Analisamos a concepção que os acadêmicos têm sobre interdisciplinaridade e qual a percepção que têm sobre a viabilidade de desenvolver atividades interdisciplinares na escola. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário, após categorizadas como asserções de conhecimento ou asserções de valor, foram analisadas em busca do conceito de interdisciplinaridade presente e do viés, positivo, negativo ou neutro, em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola. O método utilizado foi o da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar de Fourez. Os resultados obtidos mostram que a concepção apresentada pelos sujeitos em relação ao conceito de interdisciplinaridade é próxima da definição de multidisciplinaridade. Quanto ao viés, a maioria dos sujeitos apresentou um viés positivo em relação ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares na escola.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3880

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