O PLANEJAMENTO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Adriane Kis Schultz, Danusa de Lara Bonotto

Resumo


Este estudo discute aspectos relacionados ao planejamento do professor dos Anos Iniciais, entendido como um elemento do trabalho docente e organizador da ação educativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo consistiu em compreender o que, na perspectiva de um grupo de professoras, é levado em consideração na elaboração do planejamento com vistas ao ensino de Ciências à luz do desenvolvimento da Alfabetização Científica - AC. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras dos Anos Iniciais de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul - RS. A constituição dos dados se deu por meio da realização de entrevista semiestruturada e a análise seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, a qual permitiu reconhecer a Base Nacional Comum Curricular como elemento fundamental para o planejamento. Além disso, o planejamento das professoras contempla o estabelecimento de uma rotina na sala de aula a qual valoriza o diálogo, os conhecimentos iniciais dos alunos e o contexto no qual eles estão inseridos, bem como a realização de atividades práticas e do estabelecimento de relações interdisciplinares, as quais podem conter elementos do desenvolvimento da AC.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3847

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.