A FORMAÇÃO CONTINUADA E O SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO INTERSUBJETIVO

Autores

  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia

Resumo

Este texto resulta de um estudo teórico, desenvolvido no Mestrado em Educação da UFSM. Contempla o estabelecimento de um diálogo interdiscursivo entre autores vinculados à área da Educação, em especial, sobre pesquisadores em educação acerca do ensino universitário e a profissionalização docente. Tem por objetivo situar os professores sobre as demandas que assolam as universidades brasileiras, bem como conscientizá-los sobre a relevância da formação continuada e seu entrelaçamento com as necessidades profissionais e institucionais. Em um mundo cada vez mais complexo, ser professor envolve uma série de conhecimentos que vão do âmbito científico-pedagógico, curricular, disciplinar, ao contexto universitário e da realidade acerca dos alunos. Isso impõe a necessidade de formação continuada como um processo organizado e sistemático em que haja o envolvimento do professor e da instituição numa relação de co-responsabilização, parceria e interesse mútuo. A formação continuada do professor precisa estar vinculada a uma estratégia de desenvolvimento profissional do docente como sujeito individual e grupal em busca da identidade de seus saberes, que lhe dê condições de enfrentar os desafios da educação superior do futuro.

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Publicado

2005-04-22

Como Citar

Pivetta, H. M. F., & Isaia, S. M. de A. (2005). A FORMAÇÃO CONTINUADA E O SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIÁLOGO INTERSUBJETIVO. VIDYA, 25(1), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/383

Edição

Seção

Artigos