FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CENÁRIOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS: PROCEDÊNCIAS E QUALIFICADORES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3815

Resumo

Neste artigo, a Atividade Experimental Problematizada (AEP) é retomada como constituindo-se de uma estratégia voltada ao ensino experimental das Ciências, sob as bases teóricas da Teoria da Aprendizagem Significativa e Epistemologia de Thomas Kuhn, e protocolo de sistematização próprios, os quais a caracterizam e a definem. Em um contexto de formação continuada de professores, brasileiros e portugueses, tratou-se dos fundamentos da AEP, de modos dialogado e discursivo. Utilizando-se do software Mentimenter e da técnica Análise Textual Discursiva, foram recuperados da fala dos envolvidos determinados argumentos que reforçam a experimentação, de um modo amplo, como uma estratagema didática amplamente favorável ao Ensino de Ciências potencialmente gerador de aprendizagens cognitivas. Nas especificidades da AEP, identificaram-se elementos capazes de favorecer tal propósito, ao caracterizar a Ciência como um empreendimento humano e socialmente constituído.

Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004).

Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo - EFES.

"Graduação em Química - Licenciatura" e "Especialização em Educação" pela Universidade de Cruz Alta, "Mestrado em Filosofia" pela Universidade Federal de Santa Maria e "Doutorado em Educação em Ciências" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Silva da Silva, A. L., Garcez de Moura, P. R., & Del Pino, J. C. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CENÁRIOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS: PROCEDÊNCIAS E QUALIFICADORES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP). VIDYA, 41(2), 201–217. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3815

Edição

Seção

Artigos