FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM PROCESSO INACABADO

Autores

  • Vantoir Roberto Brancher
  • Elza Hirata Baptista
  • Mariglei Severo Maraschin
  • Victor Julierme Santos da Conceição

Resumo

No presente trabalho, fazemos uma reflexão sobre a formação do professor, considerando a pessoalidade, a carreira e os ciclos de vida, os saberes e o desenvolvimento profissional desses sujeitos. Ultimamente, observamos que a pessoa do professor vem sendo estudada porque é fundamental vê-lo em sua individualidade, analisando suas construções, seu cotidiano, sua escrita. Enfim, seu saber-fazer/saber-ser. Os professores vão se construindo pela interação com os demais sujeitos ao longo de sua história de vida. Passam, por tanto, por ciclos de vida profissionais que sempre devem ser levados em conta no desenvolvimento de projetos de formação. Nesse sentido, a formação do professor deveria ser vista como um processo contínuo, que não se encerra com a inicial. Por isso, vale pensar também sobre os saberes e a crise profissional pela qual passa esse profissional. Essas questões são discutidas na formação continuada, entendida como um processo em que acreditamos na potencialidade de desenvolvimento dos professores e, por conseqüência, da escola. As escolas precisam configurar-se como “escolas que aprendem” (SENGE, 2005), onde todos os sujeitos são convidados a crescer, num processo dinâmico e colaborativo. Os professores são profissionais do ensino e é necessário compreendê-los como sujeitos incompletos, inconclusos e em constante formação.

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Publicado

22.04.2015

Como Citar

Brancher, V. R., Baptista, E. H., Maraschin, M. S., & Conceição, V. J. S. da. (2015). FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM PROCESSO INACABADO. VIDYA, 25(1), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/381

Edição

Seção

Artigos