A LUDICIDADE E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA

Darlene Scholze, Vantoir Roberto Brancher, Cláudia Terra do Nascimento

Resumo


Neste estudo, investigou-se a importância da ludicidade diante do processo de aprendizagem na infância. Para realizá-lo, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, para entender o que alguns renomados autores compreendem sobre o jogo, os brinquedos e as brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Tentando apontar uma nova perspectiva para a ludicidade, construiu-se este trabalho para entender como as brincadeiras infantis são transformadas em novos conhecimentos, através das trocas e recriações que a criança faz de sua realidade. Portanto, neste estudo, apresentam-se alguns conceitos e concepções importantes que fazem parte da vida da criança, como ludicidade, infância, educação, pedagogia, brincadeira, brinquedo e jogos, bem como a importância da presença do lúdico na construção de conhecimentos infantis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.