ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3778Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo com objetivo de analisar o entendimento de professores dos anos inicias sobre o processo de alfabetização científica enquanto aporte ao ensino de Ciências. Em termos metodológicos a pesquisa é de natureza qualitativa e interpretacionista, tendo como sujeitos 86 professores dos anos iniciais de escolas públicas e privadas da região sul e sudeste do Brasil. A pesquisa foi realizada com o uso de questionário online e apontou como resultado que os professores investigados: reconhecem a importância da alfabetização científica e do ensino de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental; necessitam estabelecer mais diálogos com os estudantes sobre temas vinculados a Ciências; precisam revisitar seus conteúdos e metodologias como forma de ressignificação dos temas abordados; e, necessitam ter acesso a novos recursos educacionais como forma de oportunizar a construção de um aprendizado significativo e mais próximo da realidade dos alunos.Downloads
Publicado
10.11.2021
Como Citar
Rocha, B. E., Souza, W. C. A. de, & Rosa, C. T. W. da. (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 41(2), 1–20. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3778
Edição
Seção
Artigos