ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Bruna Eduarda Rocha, Wylana Cristina Alves de Souza, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo com objetivo de analisar o entendimento de professores dos anos inicias sobre o processo de alfabetização científica enquanto aporte ao ensino de Ciências. Em termos metodológicos a pesquisa é de natureza qualitativa e interpretacionista, tendo como sujeitos 86 professores dos anos iniciais de escolas públicas e privadas da região sul e sudeste do Brasil. A pesquisa foi realizada com o uso de questionário online e apontou como resultado que os professores investigados: reconhecem a importância da alfabetização científica e do ensino de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamental; necessitam estabelecer mais diálogos com os estudantes sobre temas vinculados a Ciências; precisam revisitar seus conteúdos e metodologias como forma de ressignificação dos temas abordados; e, necessitam ter acesso a novos recursos educacionais como forma de oportunizar a construção de um aprendizado significativo e mais próximo da realidade dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3778

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.