A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE DE ENSINO PARA SUPLÊNCIA OU FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO?

Autores

  • Ana Rosa Zurlo Dellazzana
  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Mariglei Severo Maraschin
  • Silviani Monteiro Sathres

Resumo

Neste trabalho, desenvolve-se o tema sobre Educação de Jovens e Adultos: uma iniciativa para a suplência ou formação integral do indivíduo. Essa modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos, é de grande valor social, considerando que os alunos da EJA são trabalhadores e pessoas que não tiveram oportunidade de escolarização em tempo hábil. A LDBEN 9.394/96 contempla a EJA na seção V, capítulo II, artigos 37 e 38 e o Parecer n. 11/2000 do CNE, garantindo aos jovens e adultos a oferta de educação escolar adequada às suas necessidades, possibilidades e condições mínimas de acesso e permanência na escola. Dessa forma, é nítida a ampliação dos horizontes e das responsabilidades dos formadores dessa parcela da população que necessita de uma educação diversificada, contextualizada e plural, para permitir o ingresso desses jovens e adultos na sociedade do conhecimento, para o  exercício de suas funções como cidadãos. Sendo assim, tem-se como objetivo nesta pesquisa, analisar o processo educativo proposto por algumas escolas da região central, que trabalham com a EJA. Verificou-se, após a análise e discussão dos dados, que as escolas estão investindo em metodologias adequadas, mas não possuem referenciais significativos. Constatou-se também que os alunos da EJA estão preocupados com a sua formação, para ascenderem no mundo da empregabilidade.

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Publicado

22.04.2006

Como Citar

Dellazzana, A. R. Z., Vestena, R. de F., Maraschin, M. S., & Sathres, S. M. (2006). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE DE ENSINO PARA SUPLÊNCIA OU FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO?. VIDYA, 26(2), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/374

Edição

Seção

Artigos