A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA MODALIDADE DE ENSINO PARA SUPLÊNCIA OU FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO?

Ana Rosa Zurlo Dellazzana, Rosemar de Fátima Vestena, Mariglei Severo Maraschin, Silviani Monteiro Sathres

Resumo


Neste trabalho, desenvolve-se o tema sobre Educação de Jovens e Adultos: uma iniciativa para a suplência ou formação integral do indivíduo. Essa modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos, é de grande valor social, considerando que os alunos da EJA são trabalhadores e pessoas que não tiveram oportunidade de escolarização em tempo hábil. A LDBEN 9.394/96 contempla a EJA na seção V, capítulo II, artigos 37 e 38 e o Parecer n. 11/2000 do CNE, garantindo aos jovens e adultos a oferta de educação escolar adequada às suas necessidades, possibilidades e condições mínimas de acesso e permanência na escola. Dessa forma, é nítida a ampliação dos horizontes e das responsabilidades dos formadores dessa parcela da população que necessita de uma educação diversificada, contextualizada e plural, para permitir o ingresso desses jovens e adultos na sociedade do conhecimento, para o  exercício de suas funções como cidadãos. Sendo assim, tem-se como objetivo nesta pesquisa, analisar o processo educativo proposto por algumas escolas da região central, que trabalham com a EJA. Verificou-se, após a análise e discussão dos dados, que as escolas estão investindo em metodologias adequadas, mas não possuem referenciais significativos. Constatou-se também que os alunos da EJA estão preocupados com a sua formação, para ascenderem no mundo da empregabilidade.

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