UM OLHAR DE SI: HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICAS ESCOLARES NARRADAS PELAS PROFESSORAS

Autores

  • Andrisa Kemel Zanella
  • Neoclesia Chenet Ghisson
  • Silvania Regina Pellenz Irgang
  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que contribuiu para o processo de formação e autoformação de professores. Alguns docentes da rede municipal de educação, antigos alunos do curso de Pedagogia com formação em ensino infantil e séries iniciais, da Universidade Federal de Santa Maria, em regime especial, participaram desta pesquisa como sujeitos/pesquisadores de si mesmos. Nosso objetivo, com este estudo, é proporcionar a fala do professor sobre sua formação inicial e continuada, cobrindo aspectos importantes, além de outros que pudessem ressignificar a partir de seu conhecimento prático e teórico. Com essas reflexões, os professores expressaram conhecimento sobre a escolha profissional, a prática de ensino e o cuidado consigo mesmo, como pessoas e profissionais. Essas e outras representações foram estabelecidas através de suas histórias de vida, entrevistas semi-estruturadas e experiência pedagógica. Foi possível perceber, através das falas, as expectativas para encontrarem na universidade opções para seus conflitos na construção profissional e no desejo de interação com os colegas. Assim, este trabalho foi relevante, pois disponibiliza dados e resultados que servem de base para a ressignificação do processo de formação de professores, além de uma amostra da prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2006-04-22

Como Citar

Zanella, A. K., Ghisson, N. C., Irgang, S. R. P., & Oliveira, V. F. de. (2006). UM OLHAR DE SI: HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICAS ESCOLARES NARRADAS PELAS PROFESSORAS. VIDYA, 26(2), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/373

Edição

Seção

Artigos