UM OLHAR DE SI: HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICAS ESCOLARES NARRADAS PELAS PROFESSORAS

Andrisa Kemel Zanella, Neoclesia Chenet Ghisson, Silvania Regina Pellenz Irgang, Valeska Fortes de Oliveira

Resumo


Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que contribuiu para o processo de formação e autoformação de professores. Alguns docentes da rede municipal de educação, antigos alunos do curso de Pedagogia com formação em ensino infantil e séries iniciais, da Universidade Federal de Santa Maria, em regime especial, participaram desta pesquisa como sujeitos/pesquisadores de si mesmos. Nosso objetivo, com este estudo, é proporcionar a fala do professor sobre sua formação inicial e continuada, cobrindo aspectos importantes, além de outros que pudessem ressignificar a partir de seu conhecimento prático e teórico. Com essas reflexões, os professores expressaram conhecimento sobre a escolha profissional, a prática de ensino e o cuidado consigo mesmo, como pessoas e profissionais. Essas e outras representações foram estabelecidas através de suas histórias de vida, entrevistas semi-estruturadas e experiência pedagógica. Foi possível perceber, através das falas, as expectativas para encontrarem na universidade opções para seus conflitos na construção profissional e no desejo de interação com os colegas. Assim, este trabalho foi relevante, pois disponibiliza dados e resultados que servem de base para a ressignificação do processo de formação de professores, além de uma amostra da prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.