OS MESTRES E O TEMPO PEDAGÓGICO

Autores

  • Délcia Enricone

Resumo

São várias as reflexões sobre o tempo. Neste escrito, relacionamos passado, presente e futuro e identificamos as características do tempo pedagógico. Consideramos dois conceitos de tempo: cronológico (chrónos) e vivo (kairós). A tarefa de educação dos mestres repousa sobre concepções pessoais e sociais do futuro e este remete à esperança. O presente, o passado e o futuro aparecem na identificação do que existe e na preparação de inovações. Quando a educação poderá ser a realização da esperança no futuro? Quando considerar o educando sujeito de seu projeto pessoal de auto-realização; aceitar uma nova definição de homem, partindo de suas possibilidades, além de suas realidades; desenvolver uma percepção inquisidora, o pensamento crítico e a imaginação criadora; admitir que é sua obrigação transformar o mundo; cultivar emoções e sentimentos além de cognições; promover a ação comprometida do homem em busca da transcendência; superar a passividade receptiva, convertendo em presente o futuro esperado.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Enricone, D. (2015). OS MESTRES E O TEMPO PEDAGÓGICO. VIDYA, 26(2), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/371

Edição

Seção

Artigos