TÓPICOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA PUBLICADOS EM E-JOURNALS: UMA ANÁLISE DE GÊNERO EM ARTIGOS ELETRÔNICOS DE LINGÜÍSTICA APLICADA

Fabiana Diniz Kurtz

Resumo


Estudos ilustram que a publicação eletrônica tornou-se um sistema essencial e inovador de produção e consumo de conhecimento. Com o objetivo de investigar como esses ambientes eletrônicos de publicação são configurados, analisei trinta e oito artigos eletrônicos, coletados de dois periódicos eletrônicos de Lingüística Aplicada. Os textos foram analisados segundo sua macroestrutura e contexto, com o objetivo de investigar tópicos estudados pelos autores e procedimentos de pesquisa adotados por eles para analisar tais tópicos. Os resultados evidenciaram que os artigos podem ser agrupados em um tópico geral, “Aprendizagem de línguas assistida pelo computador”, e os procedimentos metodológicos associados a esses tópicos eram similares: para cada tópico observado, os autores utilizavam procedimentos específicos de coleta e análise. Artigos de relato de experiência também emergiram desta análise, indicando uma variação ao relato de pesquisa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.