ANÁLISE DOCUMENTAL PRELIMINAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ENTRELAÇANDO FIOS

Autores

  • Silvia Maria de Aguiar Isaia
  • Eleni Bisognin
  • Vanilde Bisognin
  • Andréia de Mello Buss

Resumo

No presente artigo, organiza-se uma análise documental preliminar sobre o curso de Licenciatura em Matemática de uma IES particular, tendo por fio condutor as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Pedagógico do Curso e o ENADE. Seu foco está em tecer os pontos nodais dos documentos analisados, evidenciando a sua real importância para a formação de professores de Matemática para a Educação Básica. As Diretrizes embasam a construção do Plano Pedagógico do Curso e o ENADE avalia o desempenho dos futuros professores quanto às competências, habilidades e conteúdos que estes precisam dominar para sua atuação em sala de aula na Educação Básica. Desse modo, os três representam instrumentos indispensáveis para se repensar a formação dos futuros professores de Matemática, o que dependerá da trajetória formativa dos formadores, do comprometimento dos discentes e da instituição concreta em que se dará essa formação.

Downloads

Publicado

22.04.2006

Como Citar

Isaia, S. M. de A., Bisognin, E., Bisognin, V., & Buss, A. de M. (2006). ANÁLISE DOCUMENTAL PRELIMINAR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ENTRELAÇANDO FIOS. VIDYA, 26(1), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/368

Edição

Seção

Artigos