LUDOTECAS: UMA PROPOSTA CRIATIVA E EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO
Resumo
Neste relato de experiência, expõe-se como as ludotecas potencializam o desenvolvimento da criatividade nos seus participantes. Na pesquisa de investigação–ação, os pesquisadores, bolsistas e voluntários observaram os participantes, coletaram os dados em fichas e possibilitaram, em seminários, a discussão, reflexão, interpretação, reavaliação e o replanejamento constante da atuação dos bolsistas e voluntários nas diferentes estações da ludoteca. Essa experiência foi realizada em duas escolas, uma estadual e outra particular em Santa Maria, onde se desenvolveram sete ludotecas, de junho a novembro de 2005, envolvendo quatro pesquisadores, alunos dos cursos de Pedagogia: Anos Iniciais e Educação Infantil, Sistemas de Informação, 337 alunos das escolas citadas e pessoas da comunidade, cujas idades variaram de 3 a 40 anos. Os resultados demonstram que as ludotecas proporcionaram aos participantes atividades que possibilitaram um processo criativo, um ambiente em que houve redução da frustração, aceitação de novas idéias, da fantasia, da imaginação, encorajamento do pensamento divergente, eliminação de ameaças e estímulo à participação, liberdade e escolha de ação e de expressão, fatores que facilitam o processo criativo. Havia a possibilidade de pensar, sentar e agir, devido à segurança, autonomia e liberdade nas diferentes estações da ludoteca.Downloads
Publicado
22.04.2006
Como Citar
Falkembach, G. A. M., Bertoldo, J. V., Vasconcelos, J. F. N., Silveira, M. J. M. da, & Comarú, P. do A. (2006). LUDOTECAS: UMA PROPOSTA CRIATIVA E EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO. VIDYA, 26(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/366
Edição
Seção
Artigos