AS MARCAS DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM GRAVES TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Júnior

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas reflexões acerca da escolarização de crianças com graves transtornos no desenvolvimento. Discutir a importância da produção subjetiva no processo de escolarização torna-se relevante considerando a constituição e a formalização da inclusão no âmbito escolar. A partir de análise bibliográfica alicerçada na perspectiva psicanalítica, pode-se notar a repercussão da produção da escolarização nos sujeitos que necessitam de um cuidado e, muitas vezes, de uma produção de sentidos como marcas significativas desse processo. Porém, as demandas escolares nem sempre atendem as necessidades a partir do estágio em que está a criança. Nesse sentido, os envolvidos com a escolarização devem entender as diferentes posições subjetivas em que a criança é colocada e se coloca. Assim, a marca da escolarização tem relação com a proteção oferecida contra a ruptura dos laços subjetivos nesses sujeitos.

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Publicado

17.04.2007

Como Citar

Garcia Júnior, C. A. S. (2007). AS MARCAS DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM GRAVES TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO. VIDYA, 27(2), 8. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/361

Edição

Seção

Artigos