A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM DIÁLOGO ENTRE A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Mágada Tessmann Schwalm, Paulo Rômulo de Oliveira Frota, Luciane Bisognin Ceretta

Resumo


O estudo teve por objetivo analisar os conceitos de Enfermagem - cotidianos e científicos - apropriados por 40 acadêmicos desse curso da Unesc (2005b), para descrever e guiar o exercício da sua profissão. Após a sistematização de um grupo de categorias, os conceitos emitidos pela amostra foram classificados, em busca de suas características, e comparados com os aportes conceituais das “escolas de Enfermagem”, ministradas no curso da Unesc. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos de Vygotsky (Histórico-cultural) e de Fleck (Coletivo de pensamento), com  abordagem qualitativa, durante os meses de setembro de 2005 a dezembro de 2006. Os dados revelaram que a grande maioria dos graduandos se encontra com os conceitos sobre a Enfermagem em fase de transição, quer dizer, entre o conceito cotidiano e o conceito científico, trazendo consigo alguns atributos característicos dos conceitos cotidianos, ao mesmo tempo em que contemplam o ser humano como ser integral, ativo e histórico, capaz de transformar, com sua atividade, o mundo ao seu redor. As teorias de Enfermagem que os estudantes mais se identificaram foram a Teoria Transcultural, de Leininger (2000), e a do Ser Humano Unitário, de Rogers (1992). Essas opções pressupõem que o curso tem alcançado seus objetivos à medida que apregoa o cuidado terapêutico humanitário e o respeito pelo ser humano, carregado de crenças e valores pessoais, tendo como pano de fundo o compromisso do enfermeiro com a mudança social. Reflete, também, o exercício da educação em busca do desenvolvimento de conceitos científicos no ensino de Enfermagem.

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