MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS ENTENDIMENTOS ÀS FINALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3584

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo investigar a interrogação: o que se entende por modelagem matemática no contexto dos trabalhos publicados nos livros da International Conference on Teaching Mathematical Modelling and Applications (ICTMA)? Tendo por norte os pressupostos da abordagem fenomenológica exploramos as nuances do modo como o fenômeno se revela nos anais da ICTMA relativos ao período de 2010 a 2017. Dados foram coletados em cinquenta e sete trabalhos publicados na conferência, os quais foram selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos deveriam contemplar o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores que publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e, a descrição de uma atividade de modelagem matemática. Resultados são evidenciados a partir da manifestação de quatro núcleos de ideias que evidenciam o entendimento de modelagem matemática revelado nas publicações, ou seja, modelagem matemática: como forma de resolver um problema; como prática pedagógica; como possibilidade de resolver na sala de aula problemas autênticos; como possibilidade de promover pensamento crítico.

Biografia do Autor

Bianca de Oliveira Martins, UEL

Bianca de Oliveira Martins é Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio (2016). Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, tendo como foco a pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Membro dos grupos de pesquisa: GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática (UEL) e GEPIEEM Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (UENP).

Lourdes Maria Werle de Almeida, UEL

Doutora, prof. da UEL

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Martins, B. de O., & Almeida, L. M. W. de. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA: DOS ENTENDIMENTOS ÀS FINALIDADES. VIDYA, 41(1), 113–128. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3584