REVISTA DO ENSINO/RS (1951-1961): UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE AS DIRETRIZES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Vitor Garcia Stoll, Alessandro Carvalho Bica, Cadidja Coutinho, Ticiane da Rosa Osório

Resumo


Este artigo analisa as propostas didáticas de experimentações contidas na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, no período de 1951-1961, a predominância disciplinar e os conteúdos científicos abordados pelas mesmas. O recorte temporal compreende o início da segunda fase de distribuição do periódico e a promulgação da Lei 4.024, que fixou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Classifica-se quanto a natureza como qualitativa, sendo a abordagem técnico-metodológica embasada na Análise Documental. Os dados empíricos foram obtidos no Repositório Digital Tatu, vinculado a Universidade Federal do Pampa. Constatou-se a presença de experimentações em 82% dos exemplares, 120 experimentos: 56 direcionados a conteúdos de Biologia, 34 de Química e 30 de Física. Predominaram propostas com caráter empirista (86%), pautadas em registros sistemáticos, replicabilidade e direcionadas a observação. Além disso, três exemplares apresentaram indícios de interdisciplinaridade, sendo os discursos sobre a temática intensificados no Brasil somente na década de 1960.


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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3506

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