EM QUEM ME ESPELHEI PARA SER O PROFESSOR FORMADOR QUE SOU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3438

Resumo

A crença educacional do que é ser um professor se constitui desde a infância, ao longo da escolarização. Diante disso, partimos do pressuposto que os professores, quando iniciam sua atuação, trazem consigo as influências de seus professores-modelo. Nosso objetivo foi analisar quais sentidos os professores formadores atribuem aos professores-modelo que tiveram em sua constituição como docentes. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas com 16 professores formadores de componentes curriculares voltados à formação disciplinar de sete cursos de Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática de uma universidade federal multicampi. Realizamos a análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: centrado no professor-modelo e centrado em várias experiências. Os resultados sinalizam uma tendência a valorizarem os professores que tiveram em sua trajetória formativa, bem como a experiência profissional, especialmente, com os pares. No entanto, também houve relato do processo formativo pessoal como determinante para a constituição como docente.

Biografia do Autor

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Psicologia (UFSC) e Psicóloga  (UFMG). Professora adjunta de cursos de Licenciatura na UFFS/Campus Chapecó.

 

José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Lyra, L. R., & Custódio, J. F. (2021). EM QUEM ME ESPELHEI PARA SER O PROFESSOR FORMADOR QUE SOU. VIDYA, 41(1), 1–13. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3438