A crença educacional do que é ser um professor se constitui desde a infância, ao longo da escolarização. Diante disso, partimos do pressuposto que os professores, quando iniciam sua atuação, trazem consigo as influências de seus professores-modelo. Nosso objetivo foi analisar quais sentidos os professores formadores atribuem aos professores-modelo que tiveram em sua constituição como docentes. Para tal, realizamos entrevistas semiestruturadas com 16 professores formadores de componentes curriculares voltados à formação disciplinar de sete cursos de Licenciatura de Ciências da Natureza e Matemática de uma universidade federal multicampi. Realizamos a análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: centrado no professor-modelo e centrado em várias experiências. Os resultados sinalizam uma tendência a valorizarem os professores que tiveram em sua trajetória formativa, bem como a experiência profissional, especialmente, com os pares. No entanto, também houve relato do processo formativo pessoal como determinante para a constituição como docente.
Biografia do Autor
Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Psicologia (UFSC) e Psicóloga (UFMG). Professora adjunta de cursos de Licenciatura na UFFS/Campus Chapecó.
José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.