CRIANÇA QUE VIRA PASSARINHO E VOA: IMAGENS DA INFÂNCIA E SUA POTÊNCIA NO DESFORMAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Amanda Silva de Medeiros, Suely Scherer

Resumo


Este artigo tem como objetivo problematizar elementos da Educação Matemática nos Anos Iniciais a partir/com imagens produzidas na infância. Esta problematização ocorre em meio a um compor com poesia, narrativa e diálogos com autores que versam sobre a infância e o lugar que ocupa na escola. Esse compor é direcionado pelos afetos causados por imagens produzidas com um celular na mão na procura de matemáticas por crianças de 6 e 7 anos em uma escola. Assim, relembramos algumas marcas desses encontros e, mobilizadas por elas, discutimos sobre o desformar que elas causam na matemática, na formação de professores, no currículo e em tantos outros elementos da educação. Com isso, somos mobilizadas a pensar essas imagens também na Educação Matemática e evidenciamos a necessidade cada vez mais forte de uma educação e de uma pesquisa que sejam infantes, assumindo o encantamento, o novo, que operem com potências e que se desformam com as crianças.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3328

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.