QUANDO NÚMEROS VIRAM DESENHOS: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DO 1o ANO

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Resumo


Neste artigo, procedeu-se à análise do desenho de três crianças do 1o ano do ensino fundamental, quando resolveram um problema de contagem com solução apresentada por uma estratégia que demandava uma cena ilustrada. Os dados advêm de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação desenvolvido em 2011. Nele, há evidências de percepções acerca da matemática identificada no desenho dos estudantes a partir do que haviam entendido da história. A interpretação do enunciado do problema proposto pela professora iniciante e a resposta dos estudantes a ele mostraram o que as crianças escutaram e entenderam da tarefa oral que deveriam resolver por meio do desenho. É notório o efeito do problema formulado pela professora que, ao propô-lo, pensava focalizar apenas aritmética. Por isso, o texto traz algumas implicações desta tarefa para os leitores, pois acredita-se que professores e pesquisadores possam investigar cuidadosamente o potencial de tarefas similares quando alunos resolvem variados problemas de matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3315

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.