A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

João Carlos Pereira de Moraes

Resumo


Atualmente, os estudos sobre Formação de professores que ensinam Matemática adquiriram relevância na Educação Matemática. Contudo, os números de investigações preocupadas com a Educação Infantil ainda são incipientes. Perante o citado, esta pesquisa objetiva analisar a relação de componentes curriculares obrigatórios de Educação Matemática em cursos de Pedagogia presenciais das Universidades Federais da Região Sul do país com o debate sobre Educação Infantil. Para tanto, levantou-se componentes curriculares de Educação Matemática relacionadas com Educação Infantil nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das universidades em questão. Tais componentes foram considerados documentos de análise, o que permitiu um processo analítico em duas fases: contextuais e específico. Como resultado, nota-se o foco na ludicidade e psicologia da aprendizagem, bem como ausências do estudo documentos oficiais. Com o estudo, concluiu-se que nos futuros processos de construções de componentes de Educação Matemática na Pedagogia é necessário repensar a relevância dada para a Educação Infantil.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.