NÍVEIS DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Autores

  • Laís Basso Costa-Beber
  • Otavio Aloisio Maldaner

Resumo

Este artigo foi produzido no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, Curso de Licenciatura em Química da Unijuí. O componente tem como objetivo construir aprendizagens para iniciar os acadêmicos na pesquisa em educação nas Ciências e para potencializar a significação de conceitos e conteúdos químicos. Investigaram-se níveis de significação atribuídos por estudantes concluintes do Ensino Médio (EM) ao conteúdo Ligações Químicas pela identificação de compreensões básicas que possuíam a partir da análise de questões abertas. Uma explicação considerada mais adequada para a compreensão de Ligações Químicas foi formulada, fundamentada em periódicos e livros didáticos do EM e Superior. Verificou-se que a mediação pedagógica produz boas aprendizagens se aceitarmos explicações simplistas para o processo da interação entre átomos na formação das ligações químicas. Estas passam longe da ideia básica que explica as ligações entre átomos, pois não houve relação com o princípio explicativo da energia mínima do sistema que as justifica.

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Publicado

2009-04-16

Como Citar

Costa-Beber, L. B., & Maldaner, O. A. (2009). NÍVEIS DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS. VIDYA, 29(2), 18. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/330

Edição

Seção

Artigos