NÍVEIS DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONTEÚDOS ESCOLARES QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO: COMPREENSÕES SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Laís Basso Costa-Beber, Otavio Aloisio Maldaner

Resumo


Este artigo foi produzido no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, Curso de Licenciatura em Química da Unijuí. O componente tem como objetivo construir aprendizagens para iniciar os acadêmicos na pesquisa em educação nas Ciências e para potencializar a significação de conceitos e conteúdos químicos. Investigaram-se níveis de significação atribuídos por estudantes concluintes do Ensino Médio (EM) ao conteúdo Ligações Químicas pela identificação de compreensões básicas que possuíam a partir da análise de questões abertas. Uma explicação considerada mais adequada para a compreensão de Ligações Químicas foi formulada, fundamentada em periódicos e livros didáticos do EM e Superior. Verificou-se que a mediação pedagógica produz boas aprendizagens se aceitarmos explicações simplistas para o processo da interação entre átomos na formação das ligações químicas. Estas passam longe da ideia básica que explica as ligações entre átomos, pois não houve relação com o princípio explicativo da energia mínima do sistema que as justifica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.