REFLEXÕES DOCENTES SOBRE ESTRATÉGIAS DISCENTES UTILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3285Resumo
Este artigo tem como propósito trazer para discussão reflexões de professoras dos anos iniciais sobre estratégias utilizadas por estudantes na resolução de problemas aditivos. O aporte teórico aborda a formação continuada de docentes que ensinam matemática, tendo o Campo Conceitual Aditivo como foco de discussão. A pesquisa teve abordagem qualitativa. As análises usam dados relacionados às estratégias de resolução empregadas pelos estudantes nos problemas aplicados, e aos registros de áudio feitos nas discussões realizadas nos encontros. Os resultados revelam que a forma de representação mais utilizada pelos estudantes na resolução dos problemas aditivos foi o registro do cálculo numérico. As reflexões docentes indicam que uma ênfase no uso do algoritmo no formato da conta armada como única possibilidade de resolução do problema, um uso insuficiente de recursos materiais, e ainda, sinalizam que a análise das estratégias e, principalmente, dos erros cometidos pelos estudantes, permite coletar evidências sobre os esquemas de resolução que eles empregam e, assim, entender suas dificuldades.